DESCOBRINDO - SULFITOS E SULFATOS NO VINHO???
- christianocruz
- 30 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

Inicialmente, precisamos saber que sulfatos e sulfitos referem-se a compostos que possuem ENXOFRE em sua composição, um elemento químico representado na Tabela Periódica (aquela da química) pela letra S e cujo nome em latim "Sulphur" dá origem aos termos "sulfatos" e "sulfitos".
Há uma grande confusão de informações a respeito do uso de sulfitos nos vinhos. Eles são prejudiciais? Tóxicos?
Algumas pessoas, inclusive, acreditam que os sulfitos podem e devem ser removidos utilizando-se filtros de café. Não, não podem! E nem precisa se preocupar com isso. Os sulfitos são um subproduto natural do vinho e de outros tipos de alimentos. Graças a Baco, a imensa maioria das pessoas não é alérgica aos sulfitos.
Não podemos, porém, confundir sulfitos com sulfatos. Embora ambos derivem do enxofre, os sulfatos não são seguros para consumo humano e sua ingestão pode levar à morte. Não há sulfatos nos vinhos.
Em nosso dia-a-dia utilizamos bastante o "Lauril sulfato de sódio", um potente detergente presente nos xampus. Ele é tão forte que por questões alérgicas algumas pessoas evitam comprar xampus com este composto, buscando produtos "sem a presença de sulfatos".
E mesmo contra os sulfatos não convém ser radical, já que muitos cervejeiros utilizam o sulfato de cálcio (gesso!!!) para corrigir a mineralidade de seus produtos e fabricantes de tofu o utilizam como coagulante.
De qualquer modo, você não encontrará sulfatos em seu vinho, apenas sulfitos.
Fique tranquilo!
Saúde!!!
Adaptado de Wine Spectator, com informações da Wikipedia, ecycle e Greenme.
Créditos da imagem: Blog.francetvinfo.fr
Opmerkingen