DEGUSTANDO YALUMBA - THE Y SERIES - SHIRAZ
- christianocruz
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
VINHOS AUSTRALIANOS - YALUMBA - THE Y SERIES
Alguns países são inusitados para aqueles que não estão familiarizados com o mundo do vinho. A Austrália é um deles.

Apesar de estar entre os 5 maiores exportadores de vinho no mundo, ao lado de França, Itália e Espanha, os vinhos australianos não costumam povoar as prateleiras e mesas dos brasileiros com tanta frequência.
Porém a Austrália é, sim(!), um país com forte tradição na produção de grandes vinhos. Sua principal uva, a Syrah, possui características únicas, gerando vinhos extremamente encorpados, defumados e frutados. A personalidade do Syrah australiano é tão marcante que até mesmo o nome da uva foi alterado para diferenciá-lo: chamam-na de "Shiraz". Trata-se da mesma variedade, mas a Austrália alcançou tamanha notoriedade no trabalho com esta uva que atualmente os dois nomes são oficialmente considerados, sendo "Shiraz" mais comumente usado na Austrália e EUA.
YALUMBA
A região Sul da Austrália desponta na produção dos vinhos deste país, e dentre as mais de 60 regiões viníferas conhecidas, a cerca de 56 km de Adelaide, Barossa Valley destaca-se por ser uma das regiões mais antigas e premiadas.
Yalumba é uma vinícola que produz desde 1849, sendo atualmente a mais antiga vinícola de propriedade familiar em toda a Austrália.
O VINHO
O Yalumba Y Series Shiraz reproduz toda a tradição e qualidade da vitivinicultura australiana. Possui cor púrpura intensa, com lágrimas lentas e abundantes que denunciam os 14,5% de álcool, extremamente bem incorporado e discreto. No nariz é bastante frutado, com notas de framboesa , madeira, pipoca amanteigada, muito cacau e chocolate, menta e notas herbais doces. Na boca o corpo é médio com taninos potentes envolvidos em um sabor picante de pimenta preta e menta; a acidez é média-alta, o dulçor e o amargor são baixos, a persistência é excelente!
O vinho peca um pouco no equilíbrio justamente por taninos e acidez sobressaírem em relação aos demais componentes, mas de forma alguma minimiza a força, rusticidade e originalidade deste vinho.
HARMONIZAÇÃO
Arriscamos harmonizá-lo com linguine ao sugo com tofu defumado, nozes e sálvia. Faltou um pouco de gordura ao prato para combater a acidez do vinho e gerar um resultado ainda melhor, mas a opção foi bastante interessante, gerando sabores inusitados e convidativos.
Recomendamos! Para quem não conhece a Austrália e sua vinicultura, começar pelos exemplares da vinícola Yalumba trará um fiel retrato da potência e força que os vinhos australianos podem oferecer.

Finalizo com a tradução da bela mensagem deixada pelo produtor no rótulo:
"Em Yalumba acreditamos que um bom vinho leva a outro. A Série Y foi criada com essa crença em mente.
A Série Y representa uma coleção de varietais clássicos e excitantes. Cada um deles trabalhado com uvas da mais celebrada região vinífera do Sul da Austrália.
Esperamos que a garrafa que você está segurando nesse exato momento marque o começo de uma deliciosa aventura, e esperamos ansiosamente poder compartilhar nosso amor pelo vinho à medida que você explora a Série Y."
Saúde!
Comentários