DEGUSTANDO: DUELO DE CHARDONNAY - DON LUIS 2016 X HEROES 2017
- christianocruz
- 19 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Não é por acaso que a Chardonnay é a 2ª uva branca mais plantada no mundo (só perde pra espanhola Airén). Considerada a melhor em sua categoria, essa uva de origem francesa (Borgonha) produz excelentes vinhos e encontrou no Chile um terroir propício para se desenvolver, muito embora tenha fama de se adaptar bem a vários climas, sendo atualmente plantada nos EUA, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Brasil, etc.
Uma qualidade marcante da Chardonnay é agregar aos seus vinhos, de forma muito intensa, as características do local onde é cultivada. Alguns amam isso, pois ela possibilita enxergar a mão do enólogo e a região de origem; enquanto outros odeiam, considerando-a uma uva sem personalidade própria! No Chile a queridinha é a tinta Cabernet Sauvignon, mas constatamos que chileno sabe fazer vinho com qualquer tipo de uva!
Experimentamos dois Chardonnay de ótimo custo x benefício da região mais nobre do Chile, o Vale do Maipo. Como o Maipo é dividido em três partes (Alto Maipo, Maipo Central e Baixo Maipo), variamos as regiões para notar diferenças: do Alto Maipo, o Don Luis Chardonnay 2016, da Vinícola Cousiño-Macul e, do Maipo Central, o Heroes Chardonnay 2017, da Vinícola Santa Rita.

Uma palavra descreve ambos: excelentes! Vinhos jovens, esbanjando frescor, para beber sentado na beira da piscina ou na varanda com rede, acompanhando uma porção de queijo leve e muita conversa boa!
Como diferença entre eles, notamos que o Heroes, do Maipo Central, possui menos acidez que o San Luis e aromas mais intensos de frutas cítricas como abacaxi, limão, maracujá e maçã verde, de cor amarela com reflexos esverdeados, ainda traz breves notas florais e minerais. Em boca tem corpo médio, e baixa persistência. Custo: R$38.
O Alto Maipo fica aos pés da Cordilheira dos Andes, portanto mais frio que a região central, e deixa o Don Luis mais intenso e fechado, com teor alcoólico um pouco mais alto, 14% contra 13% do Heroes, de cor amarelo mais clara, também apresenta aromas cítricos de abacaxi e maçã verde e notas florais. Em boca tem corpo leve e baixa persistência. Custo: R$59.
Como duelaram, não podemos ficar em cima do muro, então nossa escolha é o HEROES!! Muito semelhantes em qualidade, o preço quase 40% mais baixo deu a vitória a este interessante vinho da Vinícola Santa Rita.
A harmonização perfeita para eles? Salmão com batatas.
Ambos são muito bem balanceados e valem cada gole, cada taça; dois Chardonnay chilenos que acompanham perfeitamente cada palavra ou sorriso trocado com seus amigos e familiares.
Saúde!
Comentários