CUPIM COM CABERNET SAUVIGNON (com receita)
- christianocruz
- 23 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Você se apaixona pelos vinhos finos em pelo menos dois momentos inesquecíveis:
1) Quando você toma seu primeiro vinho que evolui em taça, ou seja, quando sente os aromas e sabores mudando. E... 2) Quando você acerta na harmonização e aquele vinho difícil de beber torna-se espetacular.
Passamos estes dias pelo caso 2, não porque o vinho era difícil, mas porque era fácil demais. Explicamos.

Sempre que abrimos um vinho a primeira taça é sem acompanhamento, para degustação técnica: visual, olfativa, gustativa, conclusões, etc. Nessa fase esperávamos um pouco mais, não em qualidade mas em intensidade. O chileno Hemisfério - Reserva - Cabernet Sauvignon, safra 2015, da vinícola Miguel Torres, possui boa cor rubi, brilho intenso, lágrimas escassas iludindo quanto ao teor alcoólico de 13,5%, aromas intensos de morango doce, quase uma geleia, e um toque discreto de pimenta-do-reino . Na boca corpo muito leve, taninos baixos, acidez média-baixa, final de boca médio-baixo, equilibrado, tudo "pequeno e leve" demais para um Cabernet Sauvignon.
Chegou a comida. Preparamos um Cupim na panela super prático (receita no final) e então o Hemisfério se agigantou!!! Que vinho delicioso nessa harmonização! Combinação perfeita, um "Casal 20"! (para os saudosistas).
O maravilhoso vinho outra vez nos surpreendendo. O que começou de certa forma frustrante, pela inesperada simplicidade de um Cabernet, de repente transformou-se em riqueza excepcional. Ah, como amamos vinho!!!
Saúde sempre, amigos!!!
A RECEITA PASSO A PASSO
Ingredientes: - 1 peça de cupim - 2 tabletes de caldo de costela (que também fará o papel do sal) - 1 cebola - 1/4 de xícara de óleo - 4 batatas médias - Colorífico
Modo de preparo:
1. Passe colorífico por toda a superfície da peça de cupim. Reserve. 2. Em uma panela de pressão doure as cebolas no óleo. 3. Assim que as cebolas estiverem douradas coloque a peça de cupim na panela de pressão e cubra com água, tomando cuidado para não ultrapassar 2/3 do volume da panela. Caso sua panela seja pequena pode deixar parte do cupim fora da água por enquanto. 4. Acrescente os dois tabletes de caldo de costela. 5. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto até começar a apitar (pegar pressão), passando a seguir para fogo baixo. 6. Após 1 hora abra a panela (após retirar toda a pressão. CUIDADO!!) e vire a peça. Complete a água até o nível do início. 7. Deixe mais 30 a 40 minutos sob pressão conforme o passo 5. 8. Abra novamente a panela (retire a pressão!!!) e coloque as batatas cortadas ao meio. 9. Deixe o cozimento terminar com a panela destampada e em fogo médio. Procure virar o cupim com frequência para dourar todos os lados. 10. Acompanhe a textura da carne, o cozimento das batatas e a redução da água, que formará um delicioso caldo. Se preciso, retire as batatas antes ou dispense um pouco da água. Quando estiver a seu gosto, retire e sirva fatiado com Cabernet Sauvignon, arroz branco e salada de tomates com palmito e milho.

コメント